Escola da São Francisco desenvolve Projeto de Horta


Escola da São Francisco desenvolve Projeto de Horta

A Horta na escola pode ser um instrumeto pedagógico, pois proporciona aos alunos contato com a natureza, trabalho em equipe, conhecimentos além da sala de aula, sem contar com o estímulo de uma alimentação saudável. Pensando nisso, a Diretora da .M.E.F. São Francisco, Janice R. Antes buscou apoio para a vivência dos alunos na Horta Escolar.

            Primeiramente alguns pais do CPM prepararam os canteiros. Em seguida, o Técnico Agrícola Inácio Ledur e a Engenheira Agrônoma Carla D. Sausen, da Emater, fizeram o primeiro contato com os alunos e professores para esclarecer as formas de cultivar a Horta e a maneira de realizar o plantio. Selecionadas as hortaliças e plantadas, foram feitas escalas para regar e observar o seu desenvolvimento. Com o passar do tempo foi preciso fazer a limpeza e a retirada de plantas indesejáveis, as quais foram feitas entre algumas mães, juntamente com os alunos e professores.

As crianças tiveram a experiência de produzir, cultivar e saborear os alimentos produzidos na Horta da Escola, ora na merenda escolar, feito pelas merendeiras, ora elas mesmas estudando os nutrientes, fazendo receitas e experimentando-as, ora com a Extensionista da Emater Gilse Grando a qual dedicou um dia para provocar o paladar de todos com a receita da Panqueca Rosa. Esta Panqueca, que tem como ingrediente principal a beterraba na massa, possui grande variedade de legumes no recheio, como, folha de nabo, brócolis, cenoura, cebola, tomate, salsa, cebolinha. Segundo a Gilse, esta Panqueca pode ser Verde, quando usado brócolis ou espinafre ou couve na massa.

Além disso, o grupo escolar adquiriu mais conhecimentos, ouvindo os relatos da Extensionista citada e também fazendo estudos específicos relacionados à Horta com seus professores.

Este tipo de atividade possui amplo campo de aprendizagem, gerando resultados positivos na vida escolar e pessoal e favorecendo o desenvolvimento sustentável.