ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 2017/2020 REALIZA (NOVA) REFORMA NO GINÁSIO DE ESPORTES ROQUE NEDEL

O Ginásio Municipal de Esportes Roque Reinaldo Nedel é alvo de recentes polêmicas, por conta da reforma mal realizada pela Administração Municipal 2013/2016. Conforme apurado, embora mais de 90% da obra tenha sido medida, dada como concluída e paga pela Administração anterior, constataram-se sérios defeitos na execução do telhado, com várias infiltrações e falhas na execução da obra, e no piso da quadra, onde apenas 20% da madeira foi trocada corretamente. O telhado e o piso da quadra foram integralmente pagos, pela Administração anterior (2013/2016), para a empresa que executou o serviço.

Ao longo de 2017, a fim de não interditar o Ginásio (o que foi feito somente ao final do ano) e permitir sua utilização pela comunidade e pelo Cerro Largo FutSal no campeonato estadual da série bronze, o telhado foi coberto com lonas de caminhão, a fim de evitar infiltrações, e o piso foi vistoriado sempre antes de cada partida válida pelo campeonato, com as ferpas sendo coladas com fita adesiva para proteger a integridade física dos atletas e permitir a realização das partidas.

Devido, entretanto, às graves falhas constatadas e à necessidade de deixar o Ginásio em condições mínimas novamente, não era mais possível continuar com este ambiente de insegurança e precariedade. Não possuindo recursos para refazer integralmente a reforma do Ginásio, ou fazê-la pela primeira vez de acordo com o projeto, a Administração Municipal 2017/2020 interditou o Ginásio e iniciou uma série de obras pontuais, conhecidas popularmente como a “reforma da reforma do Ginásio”.

No telhado, a um custo aproximado de R$ 43,5 mil, foram colocadas 45 telhas (folhas) de zinco de 12m de comprimento, por sobre a parte central da quadra, e estão sendo ajustadas as demais telhas, a fim de que o problema das infiltrações sejam sandadas, ao menos sobre a área de uso esportivo. No piso, a um custo de R$ 12,4 mil, todas as ripas de madeira foram parafusadas nas suas extremidades, sobre os barrotes, e, depois, a quadra foi finamente lixada e pintada com tinta espessa, minimizando a formação de ferpas, embora a constatação de que algumas tábuas já apresentem sinais de apodrecimento precoce devido à sua baixa qualidade.

Na parte externa, ajustes nas escadarias e adaptações exigidas pelo Corpo de Bombeiros estão sendo realizadas, com especial destaque para a parte de trás do Ginásio, onde se percebia a necessidade de colocação de drenos e tubulação para escoamento da água que descia pela encosta do morro e infiltrava. Também no local foi feita calçada de 3m para acesso de cadeirantes, com espaço interno também reservado a essas pessoas. Nas laterais, escadarias com guarda-corpos foram construídas e alarme de incêndio colocado no Ginásio. Estas obras estão sendo executadas pelos próprios servidores do Município.

Porém, todas essas providências referentes ao telhado e à quadra são uma solução temporária, a fim de deixar a quadra segura e em condições mínimas de utilização ao longo deste ano e dos próximos, embora a situação somente terá solução definitiva com a responsabilização dos envolvidos e a devolução dos recursos mal empregados ao Município, para que a reforma seja finalmente executada conforme o projeto original. Segundo o Prefeito Valter Spies, “confiamos que o Ministério Público Federal fará sua parte e responsabilizará os envolvidos, a fim de que os recursos mal empregados sejam restituídos e o Município possa finalmente executar a obra conforme o projeto. Entretanto, sabemos que a Justiça tem seu tempo, e, enquanto isso, precisamos dar condições seguras para que a prática esportiva aconteça no Ginásio por todos que o utilizam, inclusive possibilitando que nossa equipe de FutSal participe do campeonato estadual e traga diversão aos sábados à noite para nossa comunidade. Lamentamos, mas é vergonhoso, verdadeiramente criminoso, o que ocorreu com essa obra de reforma do Ginásio”.