3 ª CONAE É REALIZADA EM CERRO LARGO

A Associação dos Municípios das Missões AMM pelas suas características de unidade, interesses comuns, colaboração mútua, em consulta aos seus municípios e estes aos Fóruns Municipais de Educação, deliberaram e estão reunidos para realizar a 3ª Conferência Intermunicipal de Educação 3ª CONAE.

As Conferências acontecem a cada 4 anos. Tivemos uma CONAE em 2010, outra em 2014 e estamos hoje, realizando a 3ª edição no CTG Porteira das Missões com a presença de 25 municípios da AMM perfazendo um total de 200 pessoas. Além do Prefeito Municipal Sr Valter Hatwig Spies, também contamos com a presença da Senhora Eliena Maria Garlet – Representante da 14ª Coordenadoria de Educação de Santo Ângelo, bem como a Coordenadora Regional da UNDIME e Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Entre Ijuís-Tânia Maris Scola, além de vários Secretários de Educação, Diretores, Conselheiros Tutelares, Representantes do Conselho Municipal de Educação de todos os 25 municípios.

A CONAE tem como objetivos a avaliação do Plano Nacional de Educação, monitoramento e proposição de políticas do direito e a Consolidação do Sistema Nacional de Educação, abrangendo a participação de todos os atores do território, buscando a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Com estes objetivos claros estamos aqui para discutirmos e colaborarmos com propostas a serem encaminhadas para Etapa Estadual, que subsidiará a avaliação e a implementação do Plano Nacional de Educação e dos Planos Municipais de Educação.

E para dirigir os trabalhos neste dia, foi contratado o assessor dos municípios Darci Bueno da Silva- Mestre em políticas e Gestão Educacional /UFRGS Supervisor da Empresa SIMAE: Sistema de Monitoramento e Apoio Educacional. A princípio, ele que fez uma explanação e leitura das metas e estratégias do Plano Municipal e Nacional da Educação e depois distribuiu os participantes em oito grupos e cada grupo leu e debateu sobre um dos 8 eixos que estratégias deveriam ser alteradas, suprimidas ou acrescentadas para posterior aprovação da plenária. Finalizando teve a plenária e as alterações que foram propostas foram aprovadas pela assembléia para serem levadas para Conferência  a nível estadual.

Ao meio dia, todos os participantes degustaram um delicioso almoço servido pela Patronagem do CTG que não mediu esforços em deixar todo ambiente bem organizado. Agradecemos ao empenho e parceria desta entidade.