MUNICÍPIO DE CERRO LARGO ENCAMINHA SOLICITAÇÃO PARA A HABILITAÇÃO AO PROGRAMA “MELHORES AMIGOS – BICHO SENTE COMO GENTE” DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Na manhã desta segunda-feira, dia 15 de janeiro de 2023, o Prefeito Municipal em exercício, Júlio Ledur, assinou a solicitação que busca o cadastramento do município de Cerro Largo, ao Programa “Melhores Amigos – Bicho Sente Como Gente”, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Com a habilitação do município ao Programa, busca-se a contemplação para a promoção da esterilização de cães e gatos a fim de conter o abandono e o aumento descontrolado dessa população.

O pedido de habilitação e credenciamento, foi elaborado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Expansão Econômica.
Conforme o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Vanderlei de Castro, o Programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente leva em conta, dois aspectos, o de proteção e respeito aos animais e o de saúde pública. E os critérios utilizados para a seleção dos municípios a serem habilitados e conveniados são, o número de habitantes – em ordem decrescente – e estar em dia com tributos federal e estadual.

Já o Secretário da Agricultura e Expansão Econômica, Anderson Kessler, destaca que, outro ponto de suma importância da habilitação e adesão do município ao programa, é o do controle populacional de animais devido ao risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa.
Castro, lembra que, o próximo passo agora, é aguardar a habilitação do município ao programa, e em breve serão divulgadas novas informações.