PROJETO “PAPO DE RESPONSA”

No dia 20 de junho, a rede municipal de ensino foi contemplada com o início de mais um projeto. Trata-se do Projeto Papo de Responsa, coordenado pela Polícia Civil de Santo Ângelo.

“O Papo de Responsa é um programa da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que tem como público alvo crianças e adolescentes, com a finalidade de estabelecer diálogo franco e amigável sobre drogas e todas as conseqüências do tráfico e consumo.

Também busca sensibilizar jovens sobre a importância de uma convivência pacífica, bem como estimular o desenvolvimento da espontaneidade e autoestima, de modo a
facilitar a comunicação com os colegas, professores e pais; mobilizar a opinião pública escolar, mediante incentivo a campanhas de alerta sobre drogas, a serem protagonizadas pelos próprios jovens; conscientizar ditos jovens que é possível haver diálogos sobre seus problemas, colocando-os com voz ativa; motivar mudanças de comportamento, apontando alternativas para um futuro melhor, fortalecendo laços de amizade e empatia, contribuindo para reduzir a violência no âmbito social; criar e incentivar o protagonismo nos jovens, para assim capacitá-los a exercer a liderança do movimento pacífico, tornando-os multiplicadores da essência do programa”.

O primeiro encontro teve a participação dos professores dos Anos Finais.

Posteriormente, pais e alunos serão envolvidos nas atividades.

O Governo Municipal, através da Secretaria da Educação e Cultura, procura desenvolver projetos, nas mais diferentes áreas, a partir das demandas que se apresentam, com vistas à aprendizagem e ao bem-estar dos educandos, bem como a qualidade de vida dos munícipes.