CERRO LARGO PARTICIPA DA 28º FÓRUM DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DO RS

O Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e Diretor de Cultura, Vanderlei de Castro, participou do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, realizado nos dias 06 e 07, em Restinga Sêca, na Região Central do Estado.

Organizado pela FAMURS, o 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado, foi realizado paralelamente ao 41º Congresso de Município do RS.

A mesa de abertura dos trabalhos, do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado, contou com a presença da secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araujo, do presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Consuelo Vallandro, do então ainda presidente do CODIC e secretário da Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte de Restinga Seca, Shaiane Grigoletto Dotto.

Logo após a fala de abertura dos integrantes da mesa de trabalho, iniciou-se a homenagem ao CODIC/RS. Consolidado como referência para as discussões sobre cultura e políticas culturais nos municípios gaúchos, o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (CODIC/RS), órgão vinculado à FAMURS, fundado em setembro de 1993, foi homenageado pelos seus 30 anos de fundação.
Para marcar a data de 30 anos de fundação, foram homenageados os fundadores do colegiado. Na época, o CODIC era presidido pela Dinorá Garcia Feldens, de Lajeado, e tinha como vice-presidente Luci Magali Netto Torres, de Pelotas. O Conselho também era composto pelos seguintes dirigentes, João César da Silva, do município de Tapes, como 1º secretário, Maristela Moura, de Santa Maria, como 2ª secretária, Délcia Livi da Cruz, de Taquara, como 1ª tesoureira, Maria Regina Otto Lopes, de Carazinho, como 2ª tesoureira, Marisa Timm Sari, como assessora técnica de Cultura da FAMURS, e Rubinho Oliveira, de Bagé, como coordenador da Comissão Provisória de Instalação do CODIC.

Além da homenagem aos 30 anos de fundação do CODIC/RS, a programação do evento teve como pautas de debate, o novo Ministério da Cultura e a sua relação com os municípios, os direitos autorais, eventos públicos e os Governos Municipais, patrimônio, cultura e cidadania, o PIB da Economia da Cultura e das Industrias Criativas do Brasil, o lançamento do Dia Estadual do Patrimônio Público Cultural 2023, com o tema “Cultura e Cidadania”, e a eleição e posse da Executiva do CODIC/RS – Gestão 2023/2025 e a posse do Colegiado de Representantes das Associações Regionais.

Ao termino do evento, foi redigida a Carta do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, documento em que foi registrado as demandas mais relevantes para o setor, a fim de qualificar a gestão das políticas culturais nos municípios, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais aos cidadãos.

O Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e Diretor de Cultura, Vanderlei de Castro, destaca que o 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, foi de suma importância, devido ao momento ímpar de efervescência da Cultura, com sua afirmação como setor produtivo e econômico. Castro destaca, “Estamos celebrando uma série de políticas de fomento para os trabalhadores da Cultura, como o FAC, a LIC, a Lei Paulo Gustavo, e a Lei Aldir Blanc”, resultado de muito trabalho do meio cultural.

“Viva a Cultura” – Viva o “Berço Regional da Cultura”