CERRO LARGO PARTICIPA DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TURISMO

CERRO LARGO PARTICIPA DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TURISMO


CERRO LARGO PARTICIPA DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TURISMO
 
Evento teve como objetivo traçar diretrizes do novo Plano Diretor do setor.
 
O Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Vanderlei de Castro, participou da 2ª Conferência Estadual do Turismo (Confetur) realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca.
 
O encontro, que reuniu representantes públicos e do meio empresarial turístico, buscou traçar diretrizes para os próximos anos do setor gaúcho e elaborar uma nova versão do Plano Diretor de Turismo. No total, por volta de 500 pessoas se inscreveram para participar da conferência, e 370 compareceram à cerimônia de abertura.
 
Durante a programação, os participantes foram apresentados ao cenário do ramo e à visão da atual gestão da Secretaria de Turismo (Setur) – que envolve o sistema de decisão baseado em dados científicos, a sustentabilidade e a inovação – para o crescimento do setor no Rio Grande do Sul.
 
Também foram apresentados exemplos de sucesso de turismo no Estado e em outros lugares, a exemplo de Portugal.
O secretário de Turismo, Vilson Covatti, destacou que a CONFETUR deve funcionar como um “divisor de águas”. “Estamos aqui para ouvir a todos os envolvidos, para saber onde estão nossos gargalos e onde aplicar melhor os recursos disponíveis. O encontro é um chamado para a sociedade participar democraticamente, com o objetivo de fazer uma ‘constituição’ para guiar nossos próximos passos”.
 
O próximo passo, pós conferência será a SETUR, sistematizar as decisões tomadas e encaminhar o documento para revisão final por integrantes do Conselho Estadual de Turismo (CONETUR), pelo prazo de 60 dias. Na sequência, o documento deverá ser encaminhado para sanção do governador.
 
Conforme o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Vanderlei de Castro, a Conferencia teve ainda como objetivo a união e integração dos municípios, objetivando um trabalho conjunto, tendo o Governo do Estado como parceiro e fomentador, buscando dobrar o PIB de 4% para 8% em um tempo mais célere, realizando estudos técnicos, com investimentos planejados no setor.