GOVERNO MUMUNICIPAL PEDE A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA A LIMPEZA DE TERRENOS BALDIOS

Trabalhar em conjunto com a comunidade para deixar o município mais bonito, mais limpo, e consequentemente evitando assim, a propagação de pragas, bichos peçonhentos e o mosquito da dengue, tem sido um dos objetivos do Governo Municipal.

Nesse sentido, para eliminar as reclamações sobre a falta de cuidados com os terrenos baldios, aqueles que não são edificados, o Governo Municipal, busca o apoio e a colaboração dos proprietários.

Segundo o Secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos, Elmar Greff, o maior problema nessa época do ano é que a vegetação acaba crescendo mais rápido e além disso tem muitos terrenos que são utilizados como deposito de restos de materiais de construção e até móveis usados. “Por isso pedimos a população, em especial aos proprietários desses terrenos para que façam a limpeza e também a roçada desses terrenos evitando assim que o município precise notificá-los para que o serviço seja feito”.

O Código de Posturas de Cerro Largo, deixa claro que, o proprietário do imóvel é o responsável direto perante o município, pela conservação, manutenção e higiene da edificação, do quintal, jardins, pátios e terrenos, de modo a não comprometer a saúde pública. Além disso o Código aponta também que os terrenos não edificados, localizados na área urbana devem ser mantidos limpos e drenados, de forma a não se constituir prejudicial à saúde e à segurança pública.

Sendo assim, os proprietários que não mantiverem os seus terrenos limpos ficam sujeitos ao pagamento de multa. “Caso os proprietários sejam notificados e não realizarem a limpeza, a prefeitura executa o serviço, mas cobra os custos do proprietário. E se em 30 dias ele não pagar, é lançado em dívida ativa para cobrança judicial, além de juros e correção monetária”, alerta o secretário.

O Prefeito Municipal, Paulo Kipper, destaca que, multar não é o objetivo do Governo Municipal, e sim buscar essa parceria com a população. “Nós queremos que os moradores nos ajudem e que façam a limpeza dos terrenos que estão com mato ou sujeira. Sempre lembrando que, além de deixar nosso município mais bonito, essa ação evita também a propagação de pragas, bichos peçonhentos e o mosquito da dengue”.