GOVERNO MUNICIPAL DE CERRO LARGO INICIA O MAPEAMENTO DE ARTISTAS E PROFISSIONAIS DE ARTE E CULTURA QUE ATUAM NO MUNICÍPIO

O Governo Municipal de Cerro Largo, através do Setor de Cultura, inicia o cadastro de artistas e de profissionais de arte e cultura para a aplicação da Lei Paulo Gustavo que prevê a liberação de incentivo financeiro para a recuperação do setor cultural, depois da pandemia. O nome da Lei foi escolhido em homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19.

O Governo Municipal de Cerro Largo, através do Setor de Cultura, está, então, iniciando um mapeamento de artistas e profissionais de Arte e Cultura que atuam no município. É necessário que os artistas do município respondam a um questionário, para assim se obter indicadores culturais de Cerro Largo para execução da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, cadastro este que também será utilizado para a 2ª Etapa da Lei Aldir Blanc, que deve ser anunciada em breve pelo Governo Federal.

O cadastro é pelo seguinte link: https://forms.gle/WVgsHGaLXAz4pRkw5 ou pessoalmente na Sede da Prefeitura Municipal junto a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo.
Conforme o Secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Comunicação, Vanderlei de Castro, designado como responsável pelo Setor de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, o cadastro busca o mapeamento de artistas e profissionais de arte e cultura que atuam no município, com coleta de informações, para a execução do processo aqui em Cerro Largo.

Se você é artista, produtor cultural e atua no setor, participe. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3359 4900 . Ramal 234 ou pessoalmente na Sede da Prefeitura Municipal de Cerro Largo, 2º Andar, junto a Secretária da Indústria, Comércio, Turismo, Comunicação.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

Criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, a Lei Paulo Gustavo é uma forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A pandemia impactou significativamente o setor cultural nos últimos dois anos, sendo um dos últimos a retomarem as atividades.

A execução da nova legislação de fomento à cultura também deve assegurar mecanismos que estimulem a participação e protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, pessoas LGBTQIAPN+ e com deficiência.

Seu nome é homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos. Entre os trabalhos de Paulo Gustavo está a interpretação de Dona Hermínia, no monólogo teatral “Minha mãe é uma peça”, também adaptado para o cinema.