GOVERNO MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA APLICAÇÃO DE INSETICIDA

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), Equipe de Combate as Endemias, realizou na quarta-feira (09), uma 2ª aplicação de inseticida na Rua João Ten Caten, Bairro São Pedro, em um raio de 300 metros.

Neste mesmo local já havia sido realizada uma aplicação em data anterior, quando havia a constatação de um caso SUSPEITO de dengue. Em conformidade com o protocolo de aplicação e após a mudança de status do caso, passando de SUSPEITO para POSITIVO, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), Equipe de Combate as Endemias, realizou nova aplicação.

Esta teve como objetivo combater e eliminar os mosquitos adultos do Aedes Aegypti que possam transmitir a Dengue.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), Equipe de Combate as Endemias, estão empenhados em minimizar ao máximo o surgimento de novos casos, utilizando todos os meios disponíveis para prevenção e controle.

A Secretária de Saúde, Aline Klein Ledur, lembra que, a proliferação do mosquito da dengue é rápida, e além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Com ações simples juntos podemos combater a proliferação do mosquito da dengue.
Ajude-nos nessa luta!