FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL: GOOGLE FOR EDUCATION

Em abril de 2021, iniciou a formação continuada para os professores da Rede Municipal com o objetivo de capacitar os docentes na utilização das Ferramentas Google For Education(Google Sala de Aula (Classroom), Google drive, Google Docs, Google Forms, Google Planilhas, Jamboard), Metodologias Ativas, Padlet, entre outras inúmeras atividades e artefatos que irão instrumentalizar os professores para apropriar-se das Tecnologias Digitais da Google For Education com o intuito de otimizar as práticas pedagógicas.

O curso, que se estende até novembro de 2021, é ministrado pela professora Marlete Gut que trabalha a mais de duas décadas com Tecnologias na Educação e com certificação “Google Certified Educator”.

Segundo a professora Marlete Gut, “a capacitação para utilização das Tecnologias Digitais na educação é fundamental neste contexto de Cultura Digital e de pandemia. São artefatos que perpassam, cada vez mais, o viver e o conviver, o ir e o vir, o ser e o estar no mundo. Estão presentes nas relações profissionais, interpessoais, econômicas e sociais, na logística cotidiana e, consequentemente, interferem no ensinar e no aprender. Diante disso, as competências tecnológicas necessitam ser desenvolvidas em nossas escolas. Em meio a esta realidade digital não podemos mais discutir a inserção ou não das Tecnologias na educação. Precisamos buscar estratégias para uma inserção mais assertiva das tecnologias digitais na ação pedagógica”.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, agradece a parceria com a professora Marlete, pois permite proporcionar aos profissionais da educação o suporte necessário ao desenvolvimento das atividades escolares, o que é fundamental para o processo cognitivo e para a formação integral dos alunos.