Relatório das Atividades de Vacinação COVID-19

O Governo Municipal de Cerro Largo, através da Secretaria Municipal de Saúde divulga relatório das atividades de Vacinação COVID-19.

O município recebeu até o momento 648 doses no total, sendo que destas, 159 são para a segunda dose, tendo seu cronograma de aplicação conforme as normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de saúde.

Abaixo apresentamos o relatório/cronograma de recebimento das doses de vacinas e sua aplicação;

Dia 20/01/2021
Recebemos 159 doses da vacina CORONAVAC – Butantan para vacinar profissionais da saúde linha de frente contra o COVID-19 e idosos acima de 60 anos em instituições de longa permanência, bem como os profissionais que lá trabalham, sendo que destas 101 foram profissionais da saúde e 58 idosos institucionalizados (Lar do idoso de Cerro Largo e ala Betânia do convento), conforme normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de saúde.

Dia 25/01/21
Recebemos 100 doses da FIOCRUZ para serem aplicadas em profissionais da saúde que ainda não haviam sido contemplados e agentes funerários conforme normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de saúde. Sendo aplicadas em 94 profissionais e 06 agentes funerários.

Dia 01/02/2021
Recebemos 50 doses da CORONAVAC – Butantan para aplicar nos profissionais da saúde de instituições privadas conforme normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de saúde, o que ocorreu. Também nesse mesmo dia recebemos as 159 segundas doses da vacina do BUTANTAN para serem aplicadas após 28 dias da primeira dose que foi iniciada dia 20/01/21.

Dia 08/02/21
Recebemos 20 doses para profissionais da saúde remanescentes não contemplados anteriormente e 240 doses para idosos a partir de 85 anos as quais tiveram aplicação iniciada no dia 11/02/21 conforme agendamentos realizados, sendo que até hoje início da tarde do dia 12/02/2021 foram aplicadas 20 doses em profissionais da saúde e 180 doses em idosos a partir de 85 anos! (dessas 12 foram aplicadas no cuidador do idoso acamado, pois 3 cuidadores ou se negaram a fazer ou estavam com alguma contraindicação).

As outras 60 doses estão sendo agendadas conforme a procura dos idosos, vistos que para abrir um frasco há a necessidade de ter 10 pessoas agendadas e aptas a fazer a vacina, dado ao baixo tempo de guarda da vacina após a abertura do frasco.
Conclamamos aos idosos acima de 85 anos, que ainda não fizeram o agendamento, que o façam com a maior brevidade possível, para fins de organização e melhor desempenho do plano de vacinação.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, devem sobrar doses desta faixa estaria, pois há idosos que não querem ser vacinados, e assim, ocorrendo, serão convocados a se vacinarem os beneficiários da categoria posterior segundo determinado pelos planos de vacinação e gerenciados pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Obs.: Nestas 240 doses incluem-se os idosos acamados a partir de 85 anos bem como um cuidador para cada acamado.
Salientamos que estamos seguindo rigorosamente as normativas impostas pelos Comitês (COE), Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de saúde, e que as informações são passadas à equipe através de reuniões online com a coordenadoria e suas normativas.

As informações a respeito dos públicos alvo para aplicação das vacinas são passadas diretamente pela coordenadoria regional de saúde, segundo os planos nacional e estadual de vacinação, planos estes disponíveis para consulta através dos links:

Destacamos que sob a ótica da legislação da saúde e também da lei geral de proteção de dados, o Município não disponibilizará, para consulta pública, a relação com nomes e dados dos vacinados, ressalvados eventuais pedidos formulados pelos órgãos de controle e fiscalização, ficando, neste caso, sob a responsabilidade desses órgãos eventual divulgação e uso indevido dos nomes.

Por fim, informamos que a Administração Municipal prima pela transparência e que assim que recebermos mais doses, a quantidade e o público alvo serão objeto de ampla divulgação através dos nossos meios oficiais de comunicação.

INFORMAÇÃO:
Governo Municipal de Cerro Largo