ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE CARIDADE SERRO AZUL (AHCASA) RECEBE CERTIFICADO DE FILANTROPIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE CARIDADE SERRO AZUL (AHCASA) RECEBE

CERTIFICADO DE FILANTROPIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Um sonho acalentado há anos materializou-se por meio da Portaria nº. 1.889, de 11 de dezembro de 2017, e publicada no Diário Oficial da União na data de hoje, 15 de dezembro de 2017.

O Ministério da Saúde concedeu à Associação Hospitalar de Caridade Serro Azul (AHCASA) o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área da saúde, tendo em vista a prestação anual de serviços ao Sistema Único de Saúde no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento).

Na prática, o certificado reconhece a AHCASA como entidade filantrópica, permitindo-lhe uma séria de benesses, como a isenção de quota patronal da contribuição previdenciária, o acesso a repasses diretos oriundos dos Governos Federal e Estadual via projetos ou emendas parlamentares, bem como a captação de recursos provenientes de parte do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas como forma de custeio.

O primeiro processo administrativo encaminhado pela AHCASA não teve resultado favorável por falhas técnicas na elaboração de relatórios de atendimento de parte do Governo do Estado, ainda no ano de 2014. Tendo em vista que a concessão da filantropia vale por três anos a partir da data de sua concessão, a AHCASA fez encaminhamento de novo processo administrativo, no qual contou com apoio decisivo de forças vivas da comunidade cerrolarguense, além da Administração Municipal, na pessoa do Prefeito Valter e Vice-Prefeito Pedro. Também foi decisivo o acompanhamento em Brasília de parte do Deputado Federal Luiz Carlos Heinze, o qual esteve em diversas audiências com comitiva cerrolarguense junto ao Ministério da Saúde, além de colocar toda a sua estrutura de assessoria parlamentar a fiscalizar o célere andamento do processo, o qual terminou de forma exitosa.

Ao saber da notícia da obtenção do certificado, o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze cumprimentou toda a comunidade cerrolarguense e fez questão de dizer feliz em auxiliar a proporcionar este “verdadeiro presente de Natal para Cerro Largo”. Segundo o Deputado Federal, “a AHCASA é uma instituição destacada, enxuta, séria e que presta um serviço imprescindível para a comunidade regional, sendo justo que receba, na forma do certificado obtido, também o reconhecimento e o apoio do Governo Federal para que possa continuar a desempenhar este belo trabalho”.

O Prefeito Valter Spies salientou que “a obtenção do certificado de filantropia coroa um trabalho silencioso e dedicado da AHCASA em parceria com a Administração Municipal e o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze, resultando neste grande benefício que irá viabilizar a manutenção e o desenvolvimento da instituição no cenário regional nas próximas décadas”.

FOTO 01

Prefeito recebe a Portaria que concede o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

FOTO 02

Empresário Eleonor Becker, incentivador do Hospital, recebendo a notícia da Portaria que concede o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.