PREFEITO MUNICIPAL CUMPRE INTENSA AGENDA DE TRABALHO EM BRASÍLIA/DF

De 13 a 17 de setembro de 2021, o Prefeito Municipal, Paulo Kipper, cumpriu intensa agenda de trabalho em Brasília/DF, integrando a Comitiva de Lideranças Missioneiras, participando de importantes reuniões, audiências e encontros, com pautas organizadas pelo Gabinete do Deputado Federal Osmar Terra (MDB), objetivando a busca de recursos para o desenvolvimento de projetos para o município e região.

A intensa agenda de trabalho contou com audiência com Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que com cordialidade recebeu a Comitiva Missioneira colocando sua equipe de Governo a disposição de todos os Prefeitos e Municípios.

Na Confederação Nacional dos Municípios – CNM -, participou de uma reunião com a técnica da área do turismo, Marta Feitosa, e com, Karla Franca da área técnica de planejamento territorial e Habitação (programa casa verde/amarela e REUB), e encontro com o Presidente, Paulo Ziulkoski, tendo como pauta a desemancipação (Rolador e Mato Queimado).

No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE -, a comitiva foi recepcionada pelo Presidente Marcos Lopes da Ponte, onde a pauta foi sobre os recursos disponíveis para a educação nos municípios e sobre os Plano de Ações Articuladas (PAR).

Na Secretaria da Aviação Civil/Ministério da Infraestrutura – SAC -, a reunião foi com o Diretor do Departamento de Investimentos, Eduardo Henn Bernardi, em discussão o projeto de melhoria no Aeroporto Regional Sepé Tiarajú de Santo Ângelo, onde o Diretor Bernardi informou que o Plano de execução que antecede o projeto está com problemas no encaminhamento, e orientou que seja feito uma integração entre a Secretaria de Transportes com a Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul, para auxiliar a empresa contratada na organização do documento, que deverá ser apresentado para a SAC com brevidade, outro assunto foi sobre o Aeroporto de São Luiz Gonzaga, a intenção do município de firmar parceria com o Governo do Estado (responsável pelo aeroporto), para melhorias no local, com o apoio da iniciativa privada. O diretor Bernardi informou que o ministério (também fiscaliza o aeroporto), possui a documentação do local e ressaltou a possível realização do projeto, dando apoio e fortalecendo o sistema viário nacional.

Na FUNASA, a reunião foi com o Presidente Miguel da Silva Marques, o qual passou informações sobre os projetos e programas de saneamento disponíveis para os municípios, na oportunidade Paulo solicitou uma especial atenção, no projeto do Município de Cerro Largo, referente aos módulos sanitários, projeto este já em andamento.

No Ministério da Saúde, a reunião foi com o Ministro Marcelo Queiroga e equipe técnica, na oportunidade todos os prefeitos integrantes da Comitiva Missioneira, apresentaram suas demandas e necessidades.

Entre as demandas, o Prefeito Paulo, pontuou recursos para a atenção básica, transporte de pacientes, aquisição de veículos VAN e Ambulâncias e recursos financeiros para a AHCASA de Cerro Largo.

Também ouve a manifestação de apoio a solicitação do Município de São Luiz Gonzaga, em atenção ao Hospital São Luiz Gonzaga, na busca por recursos para reforma e ampliação do hospital, apresentado pelo Prefeito de São Luiz Gonzaga

No Ministério do Turismo a reunião aconteceu com a Equipe técnica da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), onde foram passadas informações sobre o Cadastur (Cadastro de empreendedores que trabalham com turismo, para habilitar ao Selo do Turismo Responsável) e Programa de apoio ao Turismo Rural.

Na oportunidade o Prefeito Municipal, Paulo Kipper, realizou a entrega da solicitação do pedido de recursos, para o Município de Cerro Largo, objetivando a obra do calçadão e recursos para área de Lazer, junto ao Lago São José, a qual, Paulo pediu uma especial atenção na liberação dos mesmos.

No Ministério da Cidadania, a audiência foi com o atencioso Ministro João Roma, que explanou aos Missioneiros sobre os programas para o esporte nos municípios, assistência social e pessoa idosa.

Para o município de Cerro Largo, Paulo protocolou as seguintes demandas: Pedido de recursos para construção da Sede do CRAS e do Centro de Convivência para 3 Idade, recursos para o Esporte, para a Saúde, para a Educação e Lazer, e recursos para a APAE.

Na EMBRATUR, a reunião foi com o Presidente Carlos Brito e o Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Sílvio Nascimento, em pauta a elaboração do Plano de Marketing para a Rota Missões, sendo já autorizado pelo presidente da instituição a visita técnica de uma equipe da Embratur para conhecer a região e organizar o início dos trabalhos.

No Ministério do Desenvolvimento Regional, a comitiva Missioneira foi recepcionada pelo Chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais, Alessandry Medeiros, que instruiu a comitiva sobre o programa de habitação Casa Verde e Amarela e infraestrutura na cidade e interior.

No Ministério da Agricultura, a audiência foi com o Secretário-executivo, Marcos Montes, que recebeu as demandas dos municípios e falou sobre a infraestrutura rural e política agrícola da pasta.

Paulo participou também, do encontro no Café da manhã com o Ministro do TCU, Augusto Nardes, onde na pauta estava a desemancipação, extinção de municípios, Projeto Governança Pública, Inovação (cidades inteligentes) e visita do ministro, Marcos Pontes, na Região da Missões.

Paulo, também esteve em visita nos diversos Gabinetes Parlamentares, encaminhando demandas do Município de Cerro Largo e da Região, a deputados e senadores.

Dep. Federal. Osmar Terra; Dep. Federal Marcio Biolchi; Dep. Federal Alceu Moreira; Dep. Federal Sanderson; Dep. Federal Marcelo Brum; Dep. Federal  Elvino Bom Gass; Dep Federal Geovani Gerinni; Dep. Pedro Wesphalen, e Senador Luiz Carlos Heiz.