CERRO LARGO INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

CERRO LARGO INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI COM FUMACÊ E ORIENTAÇÕES

O Governo Municipal de Cerro Largo, através da Secretaria da Saúde, com o apoio da 12ª Coordenadoria de Saúde de Santo Ângelo, através do CEVS – Centro Estadual de Vigilância em Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (14), a aplicação de inseticida com uso de carro de fumacê em várias ruas de nosso Município, entre elas (Rua Neco Januário, rua Otto Flach, rua Helmuth Schmidt, rua Coronel Jorge Frantz, rua Padre José Schardong).

A aplicação de inseticida por meio do carro de fumacê é uma ação emergencial realizada a fim de reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A técnica é indicada somente para regiões com alto índice de infestação e locais com casos notificados e confirmados de dengue, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

O procedimento é considerado eficaz sendo aplicado nas ruas (ao ar livre) em um raio de até 150 metros do local ou da casa do paciente que foi diagnosticado com a doença. O efeito do fumacê dura em média até 30 minutos e mata somente o mosquito adulto, não combatendo ovos e larvas.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde informa que continua desenvolvendo um trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes Aegypti que, além da dengue, também transmite zika e chikungunya. Por isso, reforça que o principal combate é aquele que deve ser feito por toda população para eliminação de possíveis criadouros nas residências, estabelecimentos comerciais, espaços públicos, terrenos baldios ou qualquer ambiente.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde alertar a todos sobre os cuidados que devem ser realizados, aproveitando as horas livres do seu dia fazendo a sua parte.

- Ao ficar em casa dê uma olhada geral nos quintais, nos terrenos das imediações e também dentro de casa;

- Retire tudo que acumula água para assim dificultar a proliferação do mosquito transmissor da doença;

- Faça a limpeza periódica de caixas de águas, bebedouros de animais e outros recipientes que possam acumular água;

- Faça uma faxina geral no entorno da sua casa ou quintal e evite jogar ou acumular lixo em terrenos baldios.

O trabalho foi acompanhado pelo Prefeito Municipal Paulo Kipper, pelo Secretário da Saúde (vice-prefeito) Júlio Ledur e pelo Secretário da Indústria, Comércio e Turismo Vanderlei de Castro.

Na oportunidade o Prefeito Paulo Kipper destacou que, “A população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o trabalho de prevenção é diário, por isso é muito importante, que todos estejam atentos. Estamos intensificando as ações e vamos seguir em vários pontos do município. É preciso que todas abracem e ajudem cuidando da sua casa e do seu quintal”, finalizou Paulo.

Fonte: Governo Municipal de Cerro Largo  - Assessoria de Comunicação