12ª EXPOCEL Oktoberfest Cerro Largo será realizada em outubro

A Prefeitura Municipal definiu a realização da 12ª EXPOCEL Oktoberfest Cerro Largo, na data de 9 a 13 de outubro, no Parque Municipal de Exposições. Neste ano, o evento terá a mesma sistemática adotada em 2007 e 2010, quando houve união entre a feira e a festa típica alemã.

Desde a criação dos principais eventos de Cerro Largo, ajustou-se entre as lideranças do município, independente de cores partidárias, a sistemática de ser realizada uma edição da EXPOCEL promovida pela Prefeitura e três Oktoberfest Missões, promovida pela ACI, a cada mandato de Prefeito (4 anos);

No ano de 2007, foi criado um evento alternativo e que constituiu-se de absoluto sucesso, unindo a Exposição Comercial com a festa típica alemã. Naquele ano surgiu a EXPOCEL Oktoberfest Cerro Largo, que teve como presidente e um dos idealizadores, o atual prefeito, Valter Hatwig Spies.

Diante do sucesso da primeira edição da EXPOCEL Oktoberfest Cerro Largo, que levou o nome de 9ª pelo fato de dar continuidade às feiras realizadas anteriormente, optou-se pela realização do evento, novamente neste formato, no ano de 2010.

Em 2015, durante a administração do prefeito René José Nedel, foi realizada a 11ª edição da EXPOCEL, apenas como feira de negócios, reeditando a origem do evento.

FEIRA E FESTA

No entanto, desde que assumiu o comando da Prefeitura, em 2017, Valter Spies sempre defendeu a ideia de unir a feira e a festa, como ocorreu em 2007 e 2010. “É um formato plenamente aprovado pela comunidade. Por isso, neste terceiro ano de mandato, decidiu-se pela organização da feira junto com a festa”.

ORGANIZAÇÃO

O primeiro passo para a organização do evento, foi a formação da comissão central e demais comissões. O presidente será  o atual secretário municipal da indústria, comércio e turismo, Edson Santos, tendo como vice-presidente da Expocel, o empresário Leonardo Terra Leite, e como vice-presidente da Oktoberfest, o secretário municipal da fazenda, Francisco Thomas. A comissão central está trabalhando na formação das demais comissões.

APOIO DA ACI

A Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo, através do presidente Bernardo Gulart Melo e demais integrantes da diretoria, confirmou apoio ao evento EXPOCEL Oktoberfest Cerro Largo. As empresas associadas à ACI terão 20% de desconto na aquisição de espaços. Além disso, a associação investirá recursos oriundos da 23ª Oktoberfest Missões e será a responsável pela construção da cobertura definitiva na praça de alimentação.

INVESTIMENTOS

Além da construção de cobertura definitiva na praça de alimentação, o prefeito Valter confirmou a construção de mais um pavilhão, ampliando a área de espaços disponíveis para expositores.

Outro investimento necessário, conforme exigência do Corpo de Bombeiros, é a remodelação completa do sistema elétrico do pavilhão central. O processo licitatório está em andamento e a expectativa é de que a obra tenha início em abril, com prazo de quatro meses para ser concluída.

VENDA DE ESPAÇOS E AUDIOVISUAL

O lançamento da venda de espaços nos pavilhões internos e terrenos na área externa do Parque Municipal de Exposições, será em um coquetel, marcado para o dia 5 de abril. Na ocasião, será aberta a preferência para empresas associadas à ACI, e demais estabelecidas em Cerro Largo.

Na mesma data, haverá o lançamento do audiovisual sobre as potencialidades e o empreendedorismo de Cerro Largo. O documentário foi idealizado e produzido pela jornalista Karin Schmidt, da KS Comunicação.

SOBERANAS

Na próxima semana serão abertas as inscrições para candidatas interessadas em concorrer a Rainha e princesas da 12ª EXPOCEL Oktoberfest Cerro Largo. A escolha ocorrerá em baile, com data a ser definida pela comissão organizadora.