Instituto Goethe outra vez presente em Cerro Largo

O Instituto Goethe de Porto Alegre está desenvolvendo um projeto, que conta com o apoio do governo alemão, visando despertar o interesse pelo idioma e a cultura, mostrando a importância do ensino de línguas dentro das escolas públicas.

No dia 04 de outubro, o segundo dia de atividades em nossa região, as oficinas de "AppJam- Aprender Alemão com diversão" aconteceram no município de Cerro Largo,  na Escola Municipal Pe. Schardong para alunos dos 8ºs e 9ºs Anos desta escola e da Escola Municipal Dom Pedro II que já frequentam, pelo menos, três anos o estudo da Língua Alemã. Os alunos, durante à tarde, participaram de um circuito de oito atividades diferentes, realizando jogos analógicos e digitais.

Foi um momento de apresentar os aplicativos gratuitos de jogos digitais para aprendizagem da Língua Alemã. Foram utilizados também os óculos especiais de realidade virtual "cardboard", uma tecnologia que está sendo testada em muitas salas de aula ao redor do mundo. Ao final do workshop, todos os participantes receberam os óculos com os quais poderão fazer "viagens" a Alemanha e a outros mundos.

Percebemos que os alunos dominaram com facilidade esta tecnologia, podendo ensinar aos pais e ambos jogarem juntos e aprender a todo o momento. Quem quiser entrar no site para olhar e baixar jogos poderá acessar o endereço: www.goethe.de/praticaralemao

Foram seis municípios do RS escolhidos para este projeto e ficamos imensamente agradecidos aos Professores Susanne Gattz e Holger Beier que vieram do Instituto Goethe de São Paulo ministrar a oficina "AppJam" sem custos. Agradecemos ao Diretor do Goethe Institut, de Porto Alegre, Adrian Kissmann, por nos ofertar este momento ímpar em nosso município, a direção das escolas envolvidas e professoras que auxiliaram para a realização dos trabalhos.