Parceria CIEE, Secretaria do Trabalho e Assistência Social

Na tarde de quinta-feira (11) aconteceu importante reunião da qual participaram aproximadamente 60 jovens acompanhados, alguns acompanhados dos pais, Centro de Integração Empresa Escola - CIEE Secretaria do Trabalho e Assistência Social, momento em que o Sr. Elemar Lenz Supervisor Executivo do CIEE, falou sobre parceria realizada entre a Secretaria do Trabalho e Assistência Social e CIEE. Neste encontro os jovens foram instruídos sobre os primeiros passos a tomados que vão desde a tomada de providência quanto a agilização dos documentos necessários, CPF, Identidade e Carteira de Trabalho, o cadastramento no CIEE que ficou agendado para quarta (17) e quinta (18) e muitos outros assuntos relacionados a esta parceria de Inclusão do Jovem no Mercado de Trabalho no Comércio Local do Município de Cerro Largo. na definição de estratégias conjuntas de fortalecimento das iniciativas e oportunidades de ensino aprendizagem, estágio e inserção no mercado de trabalho, destinadas aos jovens do município de Cerro Largo. A partir de recente parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social com o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul-CIEE, busca-se o trabalho conjunto com as empresas locais para o fortalecimento de programas em desenvolvimento pelas instituições, assim como a ampliação das possibilidades de atendimento.
PROJETO APRENDIZ LEGAL
Na tarde dessa quinta-feira, dia 11/07, no CRAS, aconteceu uma importante reunião da qual participaram aproximadamente 60 jovens acompanhados por pais ou responsáveis, a respeito do Projeto Aprendiz Legal. Trata-se de iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. A reunião contou com a presença do Sr. Elemar Lenz, Supervisor Executivo do CIEE, que falou sobre o despertar do jovem para o mundo do trabalho, tendo como base o processo de educação e o engajamento das famílias para a a sua inserção no mercado de trabalho. Neste encontro, os jovens foram instruídos sobre os primeiros passos a serem tomados, que vão desde providenciar os documentos (CPF, Identidade e Carteira de Trabalho), bem como o cadastramento no CIEE, para o qual os participantes já saíram da reunião com agendamentos. A partir de recente parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social com o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul-CIEE, objetiva-se buscar o trabalho conjunto com as empresas locais para o fortalecimento desse programa, com o intuito de ampliar as oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho. A parceria entre o CIEE e a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social estende-se, ainda, ao Projeto Possibilidades: Trabalho e Renda, realizado na APAE de Cerro Largo, o qual objetiva o fortalecimento e a capacitação de pessoas com deficiência para ocupar vagas no mercado de trabalho. Assim, na mesma tarde, realizou-se uma reunião com alunos da APAE selecionados para o projeto, juntamente com a suas famílias, para explanar sobre a parceria e sobre a importância da garantia do direito ao trabalho para pessoas com deficiência.