CERRO LARGO PRESENTE NO 12º FÓRUM PERMANENTE DA POLÍTICA PÚBLICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

No dia 9 de Julho representantes do município de Cerro Largo participaram de importante evento realizado no município de Santo Antônio das Missões, que abrangeu os municípios da AMM e contou com a presença de aproximadamente 380 pessoas, com o objetivo de avaliar, discutir e deliberar sobre a política pública voltada às pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades no Estado do Rio Grande do Sul.
O evento, organizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas Para Pessoas Com Deficiência e com Altas Habilidades-FADERS, em conjunto com os municípios, contemplou a discussão sobre os mapeamentos e diagnósticos acerca da realidade de cada município, debate sobre a relação Estado e Município no que refere às políticas públicas inclusivas e a realização de oficinas temáticas sobre Acessibilidade para Promoção da Inclusão; Comitê Gestor; Paradesporto e Poílticas Públicas para Altas Habilidades.
A apresentação do diagnóstico municipal de acessibilidade e inclusão foi realizada pela assistente social Fabiana Sodre, que destacou ao público questões relacionadas ao atendimento das pessoas com deficiência através das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo e pela Sociedade Civil. Também presente no evento, a Sra. Cláudia Soares, tradutora e intérprete de Libras da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, contribuiu com a linguagem de sinais no sentido de possibilitar a compreensão dos trabalhos pelo público com deficiência participante.
Presente no evento, a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Cláudia Harlos Heck, participou de Oficina Temática relacionada às possibilidades de implantação e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência. Conforme a Secretária, existe a necessidade premente de que o município fortaleça iniciativas no sentido de viabilizar espaços de discussão e implementação de ações voltadas a este público, tendo sido sugerida a criação de Comitê Gestor Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, questão que inclusive já foi objeto de audiência pública.
A diretora da Escola Especial Novo Amanhã, Sra. Neuza Sebastiane Muders mantida pela da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE de Cerro Largo, juntamente com a assistente social Fabiana Sodre, participou de Oficina Temática que abordou o tema da acessibilidade para a promoção da inclusão, tendo sido debatido o contexto histórico que envolve a pessoa com deficiência e sua recente afirmação enquanto sujeito de direitos.
Destaca-se a pertinência de espaços de discussão coletiva e as possibilidades aventadas no sentido de que o município de Cerro Largo possa estar fortalecendo iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência, com vistas à garantia de seus direitos de cidadania.