PROJETO MENINA CIDADÃ EM PARCERIA COM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

No dia 24 de maio as adolescentes do Projeto Menina Cidadã da E.E.E.F. Dr. OTTO FLACH, juntamente com algumas mães, irmãs e tias, e acompanhadas pela orientadora social Carla Sorge participaram do encontro de encerramento do Projeto intitulado Educação Ambiental como Ferramenta para a Sustentabilidade. O referido projeto é uma parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/Campus Cerro Largo e o CRAS de Cerro Largo, e contou com encontros que envolveram dinâmicas de educação ambiental, conhecimentos sobre a segregação correta dos resíduos sólidos, visita a central de classificação de resíduos sólidos de Cerro Largo, produção de sabão, técnicas de artesanato para confecção de embalagens para os sabões produzidos e produção de uma composteira. Durante os encontros as adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço físico da UFFS e interagir com professores da referida instituição, além de todo o conhecimento adquirido. Todos os envolvidos nesse projeto receberam uma sacola de compras reutilizável, enfatizando o enfoque principal do projeto – a sustentabilidade. Nesse último encontro contamos com a presença de representantes da administração pública municipal, representantes da UFFS, da Emater Ascar/RS e do CRAS. A comunidade que quiser conhecer todo o trabalho realizado no decorrer dos encontros poderá visitar o stander do projeto durante o sábado dia 09 de junho juntamente à praça municipal.

ENCONTROS SOBRE HIGIENE, SEXUALIDADE, GRAVIDEZ PRECOCE E DSTs DO PROJETO MENINA CIDADÃ

No decorrer do mês de maio, as adolescentes participantes do Projeto Menina Cidadã da E.M.E.F. Pe. José Schardong e E.E.E.F. Sg. Sílvio Delmar Hollenbach participarm de encontros sobre higiene pessoal, sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexuais com a professora da UFFS/Campus Cerro Largo Susymeire Baroni. Esses encontros aconteceram na UFFS, onde as meninas também tiveram a oportunidade de conhecerem o laboratório de anatomia e manipularem modelos anatômicos, podendo conhecer um pouco mais a respeito do próprio corpo. Esses encontros também só foram possíveis pela parceria estabelecida entre UFFS e CRAS, e pela disponibilidade da professora Susymeire.

PROJETO MENINA CIDADÃ E A FABRICAÇÃO DE PÃO

No último dia 29 de maio, algumas estagiárias do Curso de Química – Licenciatura da UFFS realizaram práticas de fabricação de pão com as adolescentes do Projeto Menina Cidadã. As estagiárias em questão são Eduarda Kreutz e Cássia Prestes Kohl dos Santos. As mesmas trouxeram para as meninas a aplicação da Química por detrás da fabricação do pão. Na sequência, todos os envolvidos coloram a “mão na massa” e produziram pães de beterraba, cenouras e normais sob a orientação das estagiárias.