SEMINÁRIO MICRORREGIONAL SOBRE CONSERVAÇÃO E FERTILIDADE DO SOLO

Aconteceu na última sexta-feira, dia 7 um Seminário Microrregional acerca do tema Conservação e Fertilidade do Solo. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores do Município vizinho Mato Queimado. Estiveram participando do evento os Extensionistas da Emater de Cerro Largo Carla Sausen e Inácio Ledur, o vice-prefeito municipal de Cerro Largo Senhor Protásio Pedro Butzen, o Secretário Municipal da Agricultura Nelson Sulzbacher, professores e alunos do curso de agronomia da UFFS campus Cerro Largo.

Durante a manhã os participantes puderam acompanhar duas palestras. O Professor Pesquisador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo Dr Vilson Antônio Klein que falou sobre Solo de Qualidade – Imprescindível para Altas Produtividades. Outro tema foi a realidade da conservação do solo na região das Missões e os desafios do Programa Estadual de Conservação de Solo e Água com o Engenheiro Agrônomo Dr. Edemar Streck – Assistente Técnico Estadual em Manejo de Recursos Naturais – Emater-RS/Ascar.

À tarde foram ouvidas experiências exitosas de agricultores. Félix Sartor do Município de Três de Maio, Marcos Chitolina de Tuparendi e Eliseu Veber de Dr. Maurício Cardoso chamaram a atenção dos participantes ao relatarem sua história e sua preocupação com o manejo de solos e a conservação da água.